"...um livro, uma página de livro apenas, por menos ainda, uma simples gravura em um exemplar antigo, herdado talvez da mãe ou da avó, poderá fertilizar o terreno no qual a primeira e delicada raiz desse impulso começa a se desenvolver."
-Walter Benjamin

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Jogos Vorazes - Suzanne Collins

O livro se passa num lugar chamado Panem, fora a capital existem 13 distritos. Um completamente destruído.

Depois de uma guerra civil, os distritos perderam e a capital, ou Capitol, como é chamada no livro, decretou que todos os anos cada um dos 12 distritos restantes mandaria um casal de jovens, entre 12 e 18 anos para uma arena, para participar dos jogos.

Os jogos consistem numa batalha pela vida, só um jogador sobrevive, fica rico, fugindo da miséria da vida dos distritos e ajudando seu distrito a ter um suprimento a mais de comida até a realização dos próximos jogos.


O Livro mostra a história de jovens do distrito 12, um distrito de mineração  Logo após o sorteio, podemos compreender a distância entra a vida de luxo daqueles do capitol e a vida dos que vivem nos distritos, com pouca comida e muito trabalho.

Os jogos são horríveis, cruéis e manipulados por aqueles que detém o poder e precisam fazer um belo jogo para televisionar. Acompanhamos o sofrimento e a sagacidade dos competidores, suas dores, suas recompensas e como as mentes mais espertas entendem sobre como fazer a manipulação discreta para vencerem. 

O final do livro é surpreendente, o livro é cheio de aventuras, romance, perdas e vitórias. Vale a leitura! E a adaptação é uma das melhores já feitas, com pouca perda de conteúdo e muita inteligência de quem transformou diálogos internos da cabeça de Katniss Everdeen em fatos concretos para que possamos entender tão bem quanto se lêssemos o livro.

A saga é minha mais nova paixão, e eu recomendo a leitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou? Vai ler?