"...um livro, uma página de livro apenas, por menos ainda, uma simples gravura em um exemplar antigo, herdado talvez da mãe ou da avó, poderá fertilizar o terreno no qual a primeira e delicada raiz desse impulso começa a se desenvolver."
-Walter Benjamin

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Em Chamas - Suzzane Collins

O segundo livro da série mostra como é a vida de quem vence os jogos, circulando pelos distritos, desfilando o título de campeão e levando a sementinha da esperança para os que ainda podem ser sorteados para os jogos.

Em contrapartida a última edição dos jogos vorazes desencadeou uma série de revoltas nos distritos, que querem acabar com os jogos e com a dominação do Capitol.

As pessoas do Capitol, alienadas, não sabem muito bem, ou não entendem o que acontece nos distritos, nem o motivo das revoltas.

Katniss, que apoia a ideia da revolução, não sabe o que fazer, ela é a garota em Chamas, aquela que deu motivo, de acendeu a faísca da revolução, mas tem muito a perder caso se posicione contra o sistema.


Quem vence os jogos sempre vira o mentor dos próximos sorteados, Katniss e Peeta, junto a Haymitch, acontece que a cada 25, ocorre uma edição especial dos jogos, conhecida como Massacre quartenário (não me lembro o termo do livro, mas é como aparece em algumas traduções livres), e dessa vez, os participantes dos jogos devem ser escolhidos entre os últimos vencedores. Ou seja, Katniss volta com certeza e acompanhada de Peeta ou Haymich. Peeta não permite a volta de Haymich com Katniss e se voluntaria para acompanhá-la aos jogos. Cada um com o pensamento único e exclusivo de que o outro deve ser o vencedor.

Na arena eles se associam com outros antigos vencedores, amigos de Haymich e claro, muitos morrem, Beete, um dos aliados, tem um plano para destruir a barreira da arena e tirar a todos vivos de lá, porém o plano não era bem esse. Ocorre uma grande confusão e o que parecia ser uma traição e um plano para matar a todos, é na verdade a Salvação, eles foram "sequestrados" pela resistência, descobriram que o distrito 13 ainda existe e 2 aliados, inclusive Peeta, estão sob poder do Capitol.

O distrito 12 não existe mais, muitos morreram, mas Gale, melhor amigo e potencial paixão de Katniss conseguiu salvar ambas as suas famílias. O livro é ainda mais envolvente e revoltante que o primeiro e a emoção envolve o leitor. Assim como a raiva de alguns personagens, como Haymich e Katniss, que como protagonista, as vezes temos vontade de afogar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou? Vai ler?