"...um livro, uma página de livro apenas, por menos ainda, uma simples gravura em um exemplar antigo, herdado talvez da mãe ou da avó, poderá fertilizar o terreno no qual a primeira e delicada raiz desse impulso começa a se desenvolver."
-Walter Benjamin

domingo, 26 de agosto de 2012

Vida - Keith Richards

Minha segunda biografia e minha nova paixão: biografias escritas pelos personagens. Nada de jornalistas reunindo revistas e boatos. Não. Keith devia ser modelo pra quem quer escrever sobre a própria vida.

Nessa biografia ele não começa do começo, Keith começa da enrascada que entrou pela mistura Drogas, The Rolling Stones e EUA.  Mas logo em seguida ele parte pra sua infância, com uma inocência encantadora, você se apaixona por aquele moleque que quer tocar Malagueña. Então vem a adolescência, e a escola de artes, e a saída de casa. Aquela aventura louca e suja de garotos que só querem manter o aquecedor funcionando no inverno e aprender música.


A escrita da narrativa vai amadurecendo conforme Keith amadurece na vida. Os Rolling Stones nascem, crescem, o uso de drogas idem, da maconha pra heroína, cocaína, recuperações, crises de abstinência, perseguições polícias, expulsões de pelo menos 2 países, a temporada na Jamaica, o Reggae, o Rock, o Blues, a mistura de várias influências e as maneiras simples e inovadoras de fazer um som.

Os filhos, as turnês, a megalomania de Jagger, as richas, as mortes, a separação, o novo casamento, no México, mais filhas, fim das drogas, Rio de Janeiro, Buenos Aires, a neurocirurgia e o show do Japão.

Se você não conhece, vai se apaixonar, e se você já gosta dele, ele vai virar um ídolo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou? Vai ler?