"...um livro, uma página de livro apenas, por menos ainda, uma simples gravura em um exemplar antigo, herdado talvez da mãe ou da avó, poderá fertilizar o terreno no qual a primeira e delicada raiz desse impulso começa a se desenvolver."
-Walter Benjamin

domingo, 26 de agosto de 2012

Bienal do Livro 2012 - São Paulo

Minha primeira Bienal, que loucura!

Tentei ir uma vez, na última sexta-feira do evento. encarei a fila do transporte gratuito que levava do terminal rodoviário barra Funda até o Anhembi. Depois de um bom tempo na fila, cheguei. Encontrei rapidez e eficiência tanto na hora da compra, quanto na hora da entrada.

O ambiente era um caos. Excursões de escolas com alunos de todas as idades misturadas á multidão independente. C-A-O-S. Não entendi o motivo de as excursões não terem dias específicos, passei por dezenas de crianças perdidas e professores que perderam crianças, não faz sentido nenhum.

Os estandes estavam ótimos, mas eu não tinha tempo, nem foco, recolhi folders, catálogos, cartões e tudo o que eu pude sobre as livrarias, cheguei em casa, pesquisei um pouco as editoras e livrarias e anotei alguns títulos que me interessaram. Eu tentaria novamente no domingo, último dia de Bienal, era o tudo ou nada.

Me organizei bem e fui. Foquei nas livrarias que eu já tinha em mente, mudei de rumo quando vi o estado que algumas estavam e aproveitei pra conhecer outras que não consegui ver na primeira visita. Conheci projetos de leitura para cegos, assim como cães guia, e gente engraçada que precisava se livrar de revistas pra ir embora. Muitas apresentações interativas com o público e lançamentos em todas as editoras. Conheci uns 10 autores por lá, e claro, aumentei minha coleção, comprei 6 livros e ganhei 2, gastei 120 reais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou? Vai ler?