"...um livro, uma página de livro apenas, por menos ainda, uma simples gravura em um exemplar antigo, herdado talvez da mãe ou da avó, poderá fertilizar o terreno no qual a primeira e delicada raiz desse impulso começa a se desenvolver."
-Walter Benjamin

domingo, 2 de setembro de 2012

A Senhora da Magia - As Brumas de Avalon 1 - Marion Zimmer Bradley

Não é um livro fácil de ler, comecemos por aí. O livro é denso, e nós já conhecemos tantas lendas, tantas versões e adaptações da história de Morgana, Arthur, Uther, Igrainne, Morgause, Lancelot, Viviane, Merlim que no começo é preciso respirar fundo e aceitar e entender as relações, os amores e os parentescos.

A coleção d'As Brumas de Avalon tem um total de 4 livros, sendo o primeiro livro A senhora da Magia. Nesse livro Igrainne conta como foi feito seu casamento com Gorlois. Uma filha de Avalon com um cristão. Conta de quando nasce Morgana e de toda a indiferença por seu marido. Igrainne, há muito distante de Avalon e das magias, após ter uma visão, conhece seu destino pelas vozes da irmã: ter o filho que será o Grande Rei. Mas o pai desse filho predestinado a outros feitos não será seu marido, e sim Uther, que acaba de ser indicado ao trono após a morte do adorado Rei Ambrósio.

[SPOILLER]

Após conhecer Uther, Igrainne tem a certeza de que ele é seu grande amor, mas não tem coragem de trair seu marido. Um dia, através da Visão, viu que Gorlois morreria, acabou se entregando a Uther mesmo antes da confirmação da morte de seu marido, e logo concebeu-lhe um filho. Morgause, sua irmão caçula, era criada por ela junto a Morgana, sua filha, e agora a Gwydion, depois batizado como Arthur.

Após alguns atentados contra Arthur, Morgana vai para Avalon, virar sacerdotisa da Deusa, e Arthur vai para a casa de um dos leais homens de Uther, sem saber que é príncipe. A partir de então o livro passa a narrar pelo lado de Morgana, que passa pelos medos e descobertas de uma nova aprendiz no culta da Deusa. Morgana descobre ter uma grande poder e é escolhida para servir a Deusa nas fogueiras de Beltane, onde se entrega ao Galhudo, o servo escolhido para servir ao Deus. Ao amanhecer, quando voltam a ser eles, descobrem-se irmão e irmã dividindo o leito. Morgana está grávida e ouve de um ser mágico que é melhor que entregue seu filho ao outro mundo, pois por mais que tente, nunca fará o bem.

Morgana ressentida com sua tia e Grande Senhora, foge de Avalon carregando o filho do seu irmão no ventre. Seu destino? A casa de sua nada confiável tia Morgause.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou? Vai ler?