"...um livro, uma página de livro apenas, por menos ainda, uma simples gravura em um exemplar antigo, herdado talvez da mãe ou da avó, poderá fertilizar o terreno no qual a primeira e delicada raiz desse impulso começa a se desenvolver."
-Walter Benjamin

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Fortaleza Digital - Dan Brown

Entre minhas leituras paralelas acabo de terminar a releitura do Fortaleza Digital, a história se passa na NSA (National Security Agency), uma companhia de inteligência Norte-Americana, estilo CIA, mas que ficou por muitos anos desconhecida dos reles cidadãos. 


Na estória, Susan Flecher, chefe do setor de criptografia da NSA é chamada para atender um chamado de emergência do seu chefe (Comandante Strathmore) em pleno final de semana, o que já configura algo fora dos padrões do setor. Se não bastasse isso, seu noivo, David Becker saiu as pressas para atender um chamado sobre o qual ele nada contou ao deixá-la na manhã de um sábado.
Acabamos descobrindo que David foi mandado pra Espanha, para uma missão de Strathmore, missão inteiramente relacionada com o chamado de Susan. Mais do que imaginamos!


O Maior computador de todos os tempos está parado numa decodificação e é em torno dessa decodificação que o livro gira. Muito melhor que O Código Da Vinci, na minha opinião, o livro nos faz pensar sobre uma realidade não muito distante da nossa, isso me fascinou da primeira vez que li, e como eu não lembrava do final, foi o que moveu a releitura. Um suspense de ficção real que vale MUITO pena ser lido, com personagens bem característicos e muita ação.


Quis custodiet ipsos custodes?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou? Vai ler?